Projeto Terapêutico Método TNP Psiconeuroterapia

Projeto Terapêutico Método TNP Psiconeuroterapia

O TRATAMENTO PSICONEUROTERAPIA TNP

É o conjunto de técnicas específicas utilizadas para a condução do cliente ao seu nível  e em direção à compreensão dos conteúdos desta sua realidade mental. É um recurso que pode ser usado como auxiliar provisório, temporário ou de reforço, nunca, porém, em substituição ao trabalho terapêutico da TNP, que visa à remoção e substituição de registros negativos sobre momentos em que ele não consegue se concentrar ou se submeter ao processo e abordagem Psiconeuroterapia TNP  Quando necessário, é aplicada também através do psicotron, é um equipamento psicocondicionador e detector do estado psíquico/emocional, que auxilia no processo da relaxamento mental que age sobre os neurônios e células do sistema nervoso, através de suaves vibrações. A partir dos neurônios, todo o sistema nervoso é equilibrado. Libertando-o das sobrecargas emocionais, possui uma linha de graduação contínua e opções de frequências adequadas a diferentes necessidades. Pouco a pouco, através do sistema nervoso, e atua sobre todo o organismo psíquico e físico. Com a repetição das aplicações, que tem efeito acumulativo, diminuição gradativa de ansiedades, de irritações inexplicáveis, de insônia, alívio nas dores de cabeça, dores generalizadas, transtornos  Ansiedade, depressão.

O PROCESSO

PROJETO TERAPÊUTICO DO TRATAMENTO MÉTODO TNP

Esta abordagem terapêutica inclui quatro tipos de sessões referidas como: avaliação da Neurometria Funcional, mapeamento é equipamento utilizado para o treinamento cerebral coleta informações dos sensores (faixa HEG ou eletrodos)  Testes-te  psicológicos, Sessões reestruturavas e integrativas.

  1. Consulta  inicial Sessões de anamnese 
  2. Mapeamento e treinamento cerebral coleta informações dos sensores (faixa HEG ou eletrodos)
  3. Teste de apercepção temática. padrão ou modo do comportamento envolvido.
  4. Sessões de neuromodulação Autorregulação fisiológica

O treinamento é baseado no conceito de que os sinais elétricos presentes no córtex cerebral são tanto consequência como causa das reações bioquímicas pré-corticais, ou seja, ambas se influenciam e determinam seus potenciais de ação. a relação elétrico-bioquímica é parte de um complexo sistema de autorregulação e aprendizagem do SNC, relendo basicamente aspectos genéticos (constitucionais) e de aprendizagem do indivíduo (pela interação do organismo com o meio ambiente). a premissa básica do treinamento com possibilidade de alterar os padrões dos potenciais elétricos do córtex (ondas cerebrais)As sessões duram entre 30 e 50 minutos e são repetidas duas vezes por semana, e o número de sessões necessárias para a obtenção de resultados clínicos significativos varia de acordo com a condição tratada ( entre 20 e 60 sessões)

  • Exercícios preparatórios Relaxamento: o terapeuta conduz o paciente a descontrair-se de acordo com sequência pré-estabelecida.

Aprofundamento: é obtido por meio da construção de imagens mentais escolhidas pelo paciente e induzidas pelo terapeuta e destina-se a obter um estado de maior relaxamento. Esse é um passo necessário para que se entre em contato com os conteúdos traumáticos em relação de causalidade com o problema atual.

Recuperação (ou “vivência”): o cliente reconstrói e revivência fatos traumáticos. É frequente a ocorrência de vivências sobre as quais o paciente não tinha consciência em vigília; no entanto, representam conteúdo emocional genuíno e próprio do cliente em relação de causalidade com o tema que está sendo tratado. Momento Mais Traumático: é identificado da vivência experimentada. Esse se dá sobre uma configuração composta por emoções, sentimentos, sensações e pensamentos, que definem o padrão negativo de seu comportamento que se relaciona causalmente com o problema atual. As etapas 3 e 4 são cumpridas em aproximadamente 60 minutos.

6. Reestruturação do significado, Desprogramação: o cliente se desvincula das emoções, sentimentos e sensações negativas experimentados durante a vivência traumática, por meio de mensagens verbalizadas pelo terapeuta, baseadas na “redê cisão”, que representam os melhores propósitos pessoais do paciente, o que reforça a compreensão de suas características pessoais.

Programação Positiva: visa a registrar, por visualização criativa de uma situação concreta na qual colocar em prática o novo comportamento, o conceito da “redê cisão”. O paciente é levado a visualizar  uma situação na qual esteja diante da iminência de repetira “decisão”, sendo então estimulado a colocar a “redê cisão” em prática. E retomada da plena consciência de cada segmento corporal previamente relaxado, complementando o retorno ao seu estado anterior de vigília. O terapeuta reforça a redê cisão tomada na sessão, assim como o estado de equilíbrio físico e mental do cliente. São realizadas em aproximadamente 45 a 50 minutos.

Finalização: é feita no inicio e no final do tratamento a avaliação e mapeamento neuromodulação e treinamento cerebral coleta informações dos sensores.

O objetivo da neuromodulação e  neurofeedback é ajudar a acessar conscientemente estes recursos internos entrando em estados meditativos. Dessa forma consciente pelo próprio treinando, de maneira que haja um condicionamento, tanto na frequência como na amplitude das ondas, nas regiões corticais a serem treinadas são determinadas de acordo com sua funcionalidade dentro do SNC, tendo como fundamento as funções executivas básicas, tais como: processos atencionais, memória de trabalho, operações matemáticas e linguagem, é uma modalidade de condicionamento operante que visa ao reestabelecimento de padrões eletrofisiológicos adequados para o tratamento de determinadas desordens de caráter neurológico, psiquiátrico ou psicológico à amplificação de habilidades cognitivas normais e à potencialização da sensação de bem-estar.

Nossas Redes

Entre em contato agora com a gente!

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?